(31) 99228-4604
Agende sua consulta

Adolescentes

Adolescência e travessia

O adolescente está em um momento de travessia. As transformações biológicas invadem o corpo e impõe questões, exigem um certo posicionamento. O que marcaria a passagem da infância para o mundo adulto em nossa cultura? Temos poucos pontos de amparo e referências e a adolescência seria, como diz Freud, um túnel perfurado simultaneamente pelos dois lados, entre as vivências íntimas do corpo e as exigências sociais. Ou seja, o encontro com o sexual, a construção de uma nova imagem corporal e a pergunta "o que o outro/ a sociedade querem de mim?" são os maiores desafios dessa transição.

Muitas vezes, o adolescente responde a esses desafios recusando os vínculos, se desligando e se isolando em seu mundo. Tantas dúvidas, tantos conflitos que parecem sem solução, acabam levando o sujeito a um mundo paralelo - seu quarto, seu computador, seu grupo - que servem como proteção imaginária contra os imperativos sociais e caracteriza um não querer saber.

Conflito adolescente

Seja pela via da resistência ou pela via de uma forte identificação, o maior obstáculo do adolescente é conseguir desenhar sua identidade e autonomia, sem cair na irresponsabilidade e sem colocar-se em risco. Se as saídas contemporâneas visam o prazer sem limites, é o corpo que acaba recebendo as consequências. Anorexia, bulimia, álcool, drogas, atos infracionais, são alguns dos exemplos de sintomas que podem surgir. Bem como o o isolamento, a recusa de se inserir no mundo social. Ou tão somente a simples dúvida de qual direção seguir, pode se tornar um fator de forte ansiedade para o adolescente.


image.jpeg

A clínica do sujeito adolescente

Como então descolar-se dos pais e se tornar sujeito do próprio desejo sem se colocar em perigo, sem se devastar? A clínica da psicanálise com o adolescente é o que irá deixar essa brecha, esse espaço aberto entre dois comandos para que algo de uma invenção possa aí surgir, e um possível caminho a seguir possa se configurar. Apostar num espaço em que seja possível falar sem reprovações ou censuras, pode fazer aparecer a resposta e o caminho singular desse sujeito.

Click aqui para novidades